Um utilizador do Reddit partilhou recentemente uma espécie de Frankenstein dos smartphones. Chama-se NokiApple LumiPhone 1020 SE. Trata-se essencialmente de um equipamento composto pelo hardware de um iPhone SE (2022), colocado na "carapaça" de um Nokia Lumia 1020, que corria Windows Phone na altura.

Como podemos ver pelas imagens, o equipamento está a correr o iOS 18, mas dentro do corpo do Nokia Lumia 1020. É interessante e surreal ver o iOS a funcionar dentro de um equipamento obsoleto, que em tempos foi considerado dos melhores telemóveis a nível de fotografia.

Contudo, esta "operação" teve que passar por alguns sacrifícios. O utilizador do Reddit afirma que teve que retirar a sua câmara de 41MP para conseguir encaixar todo o hardware da Apple. Adicionalmente, o flash Xenon do Nokia Lumia 1020 também teve que ser desativo, embora esteja presente fisicamente, não pode ser utilizado pelo hardware da Apple.
Contudo, o corpo da câmara manteve-se e temos a lente de 12Mp do iPhone SE 2020 a funcionar em seu lugar. Na verdade, o único componente que foi reaproveitado do Nokia Lumia 1020 foi o painel de vidro frontal, tudo o resto é hardware do iPhone SE 2020.
Botão de Touch ID foi movido para trás
De forma a fazer este Frankenstein eletrónico funcionar, o utilizador teve que realocar alguns componentes, nomeadamente o botão frontal de Touch ID, presente no iPhone SE 2020. Esse botão foi colocado na capa traseira do equipamento, debaixo da câmara.

Desta forma, o NokiApple LumiPhone 1020 SE ganha um aspeto que nos remete aos tempos dos smartphones com sensor de impressão digital na capa traseira. A câmara da frente também foi movida. Adicionalmente, a entrada de auriculares 3.5mm foi selada, lamentavelmente, a entrada micro USB foi trocada por uma Lightning e o botão de volume para baixo é utilizado para fotografar.