Lenovo Ideapad C340 14 – Review em Português

Por Tiago Alves 2 min de leitura
Lenovo Ideapad C340 14 – Review em Português

A Lenovo convidou-nos a analisar o seu portátil Ideapad C340, que adianto desde já nos surpreendeu pela positiva, veja no artigo porquê.

Quando se olha pela primeira vez para este modelo, parece que se trata de um portátil como muitos que existem no mercado, no entanto não é isso que acontece. O Ideapad C340 é um portátil com ecrã tátil IPS FullHD (1920X1080) e com suporte a caneta. Ele permite ainda rodar o ecrã em 360º para que o consiga utilizar como se de um tablet se tratasse.

O Desempenho é bom?

A nível de desempenho, este modelo não desaponta. O processador na unidade testada é um AMD Ryzen 5 3500U e tem ainda uma gráfica integrada Radeon Vega Mobile GFx. A nível de memória RAM, vem equipado com apenas 8GB (máximo neste modelo). Já o espaço de armazenamento vai até 512GB PCIE. 

A nível de bateria ele é bastante bom, podendo chegar às 10 horas de utilização. Tem ainda a capacidade de carregar 80% da bateria em apenas 60 minutos. O carregamento é feito através de uma porta proprietária da Lenovo, o que é um ponto a melhorar.

Conectividade

A nível de portas esta máquina vem bastante completa, com uma porta HDMI, uma USB-C, duas USB 3.1, um leitor de cartões SD e ainda jack de 3.5mm. Ao nível de som o Ideapad C340 vem equipado com duas colunas de 2W cada com suporte a Dolby Audio™. Como não podia faltar, o portátil vem equipado com WiFi AC 1×1/2×2 e ainda Bluetooth 4.2.

Design

O design deste portátil é muito agradável, excepto na moldura inferior do ecrã que poderia ser mais pequena e ter uma saliência que ajudasse a abrir o portátil de forma mais fácil.

O portátil não é dos mais leves do mercado, mas tendo em conta tudo o que pode fazer com ele, os 1.65kg não são incomodativos.

Se é uma pessoa preocupada com privacidade, o modelo vem com um botão físico apelidado de Web ThinkShutter que tapa internamente a lente da webcam integrada. Quer isto dizer que já não precisa de colar um post-it na webcam…

A unidade que recebemos para review não tem leitor de impressões digitais. O que para nós hoje em dia é uma característica essencial num portátil! No entanto, é opcional a sua integração no portátil, ou seja, terá de pagar mais por este recurso… Já o processador pode ser configurado até ao AMD Ryzen R7-3700U.

Basicamente o que torna este portátil numa boa opção é o seu preço, que anda muito perto da casa dos 600€ (pode variar conforme as configurações).