Londres bane bicicletas elétricas por risco de incêndio

Por António Guimarães 1 min de leitura
Londres bane bicicletas elétricas por risco de incêndio

A TfL, Transport for London, anunciou que irá banir a utlização das e-bikes (bicicletas elétricas) não dobráveis na maioria da rede de transportes londrina. Este banimento foi motivado pelo número crescente de bicicletas normais convertidas em bicicletas elétricas com kits manuais, sem quaisquer padrões de segurança.

Este tipo de modificações representa um risco de incêndio e pode comprometer a segurança pública. Assim sendo, as únicas bicicletas eléctricas permitidas no espaço de London Underground, Overground, Elizabeth Line e DLR serão as dobráveis, que tem menos chance de serem utilizadas para modificações.

A TfL acrescenta que enquanto medidas de segurança nos produtos forem estabelecidas como padrão, o banimento irá manter-se. Uma bicicleta para ser convertida para bicicleta elétrica requer kits de conversão, baterias e carregadores. Esses componentes precisam de ser manuseados com cuidado e padrões de segurança.

Londres tem tido fogos relacionados a bicicletas elétricas

No dia 27 de fevereiro, na Rayners Lane Station, uma bicicleta elétrica incendiou-se na plataforma da estação de comboios. No decorrer desse incidente, o sindicado de maquinistas ASLEF ameaçou fazer uma greve caso medidas não fossem tomadas. Essa ameaça de greve foi apoiada por outros sindicados de transportes londrinos.

Um dos responsáveis dos bombeiros londrinos partilhou que tem testemunhado e-bikes ou e-scooters (scooters elétricas) a incendiarem-se quase todos os dias, principalmente as que são modificadas ou convertidas. O responsável acrescenta que estes equipamentos representam um perigo para a segurança pública pois os fogos são agressivos e emitem fumos extremamente tóxicos.

Este banimento das transportes elétricos não é novidade. Em 2021, a TfL baniu a utilização de scooters elétricas. Este primeiro banimento foi feito também na sequência de incidentes relacionados com fogos. As bicicletas elétricas juntam-se agora a este banimento, que irá tomar efeito já no final do mês, a 31 de março.