De acordo com a tecnológica russa Karspersky, proprietária do antivírus com o mesmo nome, há um malware a percorrer dispositivos Android contrafeitos. Chama-se Triada e é um trojan perigoso difícil de remover. "Felizmente", aparentemente o Triada só se encontra pré-instalado nos mencionados equipamentos contrafeitos na Rússia.
O relatório da Karspersky indica estes equipamento contrafeitos estavam a ser vendidos online, com grandes descontos. Os equipamentos são cópias de telemóveis Android populares de marcas como Samsung. Infelizmente, muitos consumidores caíram na esparrela.
Como funciona o Triada?
Este malware envolve-se em todos os processos do telemóvel, sendo impossível a sua remoção sem reinstalar todo o software, também conhecido como flashar uma nova ROM. Os hackers utilizam o Triada para roubar contas de redes sociais e apps de mensagens. Além disso, invadem o telemóvel do utilizador vitimizado para enviar mensagens fraudulentas, que são apagadas a seguir.
A Karspersky também informa dos riscos financeiros associados, visto que os hackers tem acesso a informações de apps bancários e cripto-carteiras. Até agora, através do Triada, já foram roubados mais de 270 mil dólares em cripto moedas. Ao entrar nas contas, os hackers mudam a morada do utilizador.
De acordo com um dos especialistas da Karspersky, o Triada é dos malwares mais antigos e permanece como um dos trojans mais prejudiciais e perigosos no Android. A versão mais recente do Triada consegue infiltrar-se no firmware dos telemóveis ainda antes de chegar às mãos dos utilizadores.
Desta forma, é difícil perceber quais são os equipamentos afetados, pois podem vir infetados ainda dentro da caixa. Contudo, a questão aqui é que equipamentos contrafeitos nem sequer deveriam ser comercializados, sendo a responsabilidade das lojas, online ou físicas, de filtrar estes equipamentos.
Corremos algum risco em Portugal?
É pouco provável que utilizadores portugueses sejam afetados pelo Triada. Contudo, convém tomar algumas precauções sendo que a mais importante é não adquirir equipamentos Android que vos pareçam falsos ou contrafeitos, verificando sempre as políticas e origem da loja onde compram.