Recentemente, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, foi ao podcast The Joe Rogan Experience, onde falou de vários assuntos, desde as futuras mudanças nas políticas de conteúdo da Meta, à Apple, onde criticou a empresa por falta de inovação em certos aspetos.
Durante a conversa, Zuckerberg afirma que a Apple não inova desde o lançamento do iPhone em 2007. O CEO fundamentou ao dizer que o iPhone foi benéfico porque popularizou o conceito de smartphone, mas que as práticas da empresa tem sido desapontantes.
"Steve Jobs inventou o iPhone e passados 20 anos, ainda só temos isso" - Mark Zuckerberg
Zuckerberg ainda adicionou uma critica aos Apple Vision Pro, dizendo que "não foram nada de especial". Verdade seja dita, considerando que Zuckerberg é CEO da empresa com um produto concorrente, os óculos Meta Quest, este comentário pode ser interpretado de forma bastante tendenciosa. Ainda assim, a verdade é que os Apple Vision Pro não tiveram de todo o sucesso esperado.
Adicionalmente, o CEO da Meta criticou o ecossistema da Apple, dizendo que produtos de terceiros como auriculares nunca funcionam tão bem em dispositivos Apple como os AirPods.
Zuckerberg criticou práticas de negócio da Apple
Além de criticar a falta de produtos inovadores, o CEO da Meta criticou a Apple pelas suas "regras aleatórias", nomeadamente a fatia de 30% que a empresa recolhe de todas as compras feitas em apps alojadas na App Store, incluindo subscrições como Netflix e Spotify. Zuckerberg não é o primeiro a queixar-se desta taxa visto que várias empresas já o fizeram.
No geral, estas críticas não são novidade. A Apple já foi acusada várias vezes de práticas menos éticas e falta de inovação. Contudo, é inegável que a Apple continua, mesmo após o iPhone, uma empresa com um leque de produtos icónicos, que continuam a capturar a preferência de muitos utilizadores.