Na app Mensagens Google, foi adicionada uma camada de segurança para equipamentos debaixo da supervisão parental do Family Link. Desta forma, caso sejam enviados conteúdos com nudez para um menor, os conteúdos serão desfocados e uma notificação enviadas aos pais ou progenitores.
São também enviadas notificações se o menor tentar abrir, enviar ou reencaminhar conteúdos dessa categoria. Para menores dos 13 aos 17, a função de aviso de conteúdo sensível vem automaticamente ativa. Para utilizadores maiores de idade, estará desativa por padrão. É possível configurar estes avisos na app Family Link.
Quando os avisos de conteúdo sensível estão ativados, as imagens são apresentadas desfocadas e surge um aviso que permite ao utilizador bloquear quem enviou a imagem, além de disponibilizar um link para uma página com informações sobre os riscos e as consequências de partilhar fotos íntimas. De seguida, o utilizador é questionado se pretende ou não abrir a imagem, com as opções "Não, não ver" e "Sim, ver". Caso alguém tente enviar uma imagem desse género, o sistema mostra um aviso semelhante.
Verdade seja dita, estes avisos não impedem a 100% um menor de aceder a conteúdos impróprios. Ainda assim, é uma forma de dar mais controlo parental. A funcionalidade é alimentada por Inteligência Artificial, que usa uma base de dados de conteúdos sensível como referência. Se for detetado na mensagem um conteúdo presente ou semelhante na base de dados, o alerta é emitido.
O que é o Family Link?
O Google Family Link é uma ferramenta de controlo parental da Google que permite aos pais configurarem e gerirem as definições dos dispositivos dos filhos. Através desta aplicação, os pais podem limitar o acesso a certos conteúdos, autorizar ou bloquear a instalação de aplicações, estabelecer limites de tempo de utilização e controlar diversos outros aspetos do uso dos equipamentos.