Microsoft Copilot irá conseguir ver as janelas do ambiente de trabalho

A Microsoft está a preparar uma função para o seu assistente de Inteligência Artificial, o Copilot. Chama-se Copilot Vision e através desta função, o assistente consegue interagir com o que se passa no ecrã do computador e o sistema operativo. Inicialmente, a funcionalidade apareceu no navegador Microsoft Edge, contudo, está a caminho de todos os computadores com Windows 11.

O Copilot Vision foi criado para ajudar o utilizar em apps. Se o utilizador der permissão, o Copilot Vision vai olhar para qualquer app e ver o que se passa na mesma, oferecendo sugestões e interagindo.

O Copilot Vision irá permitir ao utilizador chamar o Copilot enquanto trabalha em várias aplicações, separadores do navegador ou ficheiros. Ele irá ler o ecrã e interagir com o conteúdo. O utilizador pode usar o Copilot para pesquisar, alterar definições, organizar ficheiros e colaborar em projetos sem ter de alternar entre ficheiros ou aplicações. - blog oficial da Microsoft

O que é que Microsoft quer dizer com "colaborar" com projetos? Pois bem, o Copilot Vision não irá controlar apps, mas selecionar ou destacar áreas de interesse para o utilizador.

Preocupações com privacidade levantam-se

À primeira vista, parece que o Copilot Vision vai invadir a privacidade dos utilizadores. Contudo, segundo a Microsoft, o Copilot Vision só irá funcionar a pedido do utilizador e não vai poder interagir com nada sem a expressa permissão do mesmo.

O ano passado, durante um evento, a Microsoft demonstrou esta funcionalidade onde um dos apresentadores estava a jogar Minecraft com o Copilot a ver e a dar feedback em tempo real. A funcionalidade do Copilot Vision irá funcionar com qualquer programa, seja um jogo ou uma app de produtividade.

A Microsoft não confirmou datas de lançamento para o Copilot Vision mas estima-se um lançamento para o final de 2025.