Músicas de Taylor Swift, Harry Styles e uma variedade de outros artistas apagadas do TikTok
Notou a ausência de músicas de artistas de renome como Taylor Swift, Billie Eilish, Harry Styles ou Bad Bunny no TikTok? Se está a perguntar-se sobre o motivo, a razão está num desentendimento entre a rede social e a Universal Music, uma das maiores editoras discográficas do mundo.
As duas estariam a negociar um novo acordo comercial para entrar em vigor a 1 de fevereiro (o anterior acordo expirava a 31 de janeiro) e que iria permitir ao TikTok continuar a usar as músicas dos artistas em catálogo da editora nos vídeos publicados pelos utilizadores. No entanto, as partes entraram em desacordo, e o pior aconteceu.
A Universal Music expressa a sua insatisfação com o TikTok numa carta aberta, acusando a plataforma de vídeo de decepcionar os artistas e de não fornecer proteção adequada contra o roubo e o uso indevido de imagens dos cantores em vídeos gerados por Inteligência Artificial (IA) publicados na plataforma.
O TikTok está a tentar construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela música. - Universal Music
A Universal Music foi mais longe acusando o TikTok de os intimidar e pressionar a aceitar um novo acordo que "valesse menos do que o acordo anterior" e "muito menos do que o valor justo de mercado".
À medida que as nossas negociações continuavam, o TikTok tentou intimidar-nos para que aceitássemos um acordo que valesse menos do que o acordo anterior, muito menos do que o valor justo de mercado e que não reflete o seu crescimento exponencial. Como nos tentaram intimidar? Removendo seletivamente a música de alguns dos nossos artistas em desenvolvimento, mantendo na plataforma as nossas estrelas globais que impulsionam o público. - Universal Music
O TikTok, por sua vez, defende-se destas alegações, acusando a Universal Music de ser ambiciosa e de colocar os seus interesses acima dos seus artistas e compositores.
"É triste e frustrante que a Universal Music Group tenha colocado a sua própria ambição acima dos interesses dos seus artistas e compositores." - TikTok
Também se defende dizendo que tem "firmado acordos que colocam os artistas em primeiro lugar com todas as outras gravadoras e distribuidoras".
A súbita discordância entre o TikTok e a Universal Music privou instantaneamente milhões de utilizadores da plataforma do acesso às músicas de alguns dos artistas mais populares da atualidade. Existirá uma perspectiva de solução para este impasse, ou estamos diante de um rompimento definitivo? Só o tempo dirá.