Após meses de rumores e especulações, a Nintendo Switch 2 foi finalmente revelada de forma oficial, através de um curto trailer no canal de YouTube da Nintendo Reino Unido.
O trailer é bastante simples mas mostra a nova consola de uma forma interessante: o vídeo começa a mostrar a Nintendo Switch original, que eventualmente transforma-se na nova consola, enaltecendo as diferenças mais notórias até agora: o tamanho do ecrã e os comandos Joy-con com novo design, incluindo uma nova forma de encaixar os comandos na consola. Invés de deslizar por cima, eles ligam-se de lado com o que parecer ser uma ligação magnética.
Podemos ver ainda que os novos comandos Joy-Con serão cinzentos, com dois anéis na base dos analógicos de cor azul e laranja, aludindo às cores originais da Nintendo Switch. Assume-se que a qualidade de construção dos mesmos serão melhores.
A Nintendo irá ainda organizar eventos para experimentar a Nintendo Switch 2, pelo mundo inteiro. O evento requer registo prévio e uma conta da Nintendo. Infelizmente, Portugal não está incluído nos países previstos. Ainda assim, as cidades europeias que terão o evento serão Madrid, Londres, Paris, Berlim e Amsterdão.
Terá a Nintendo Switch 2 retrocompatibilidade com jogos anteriores?
Felizmente, a resposta é sim. No final do trailer, a Nintendo informa que com a nova consola, será possível jogar títulos novos, bem como jogos da Switch anterior, em formato físico ou digital. Utilizadores que façam o upgrade poderão assim reter a sua coleção de jogos já existente. Contudo, nem todos os jogos serão compatíveis, a Nintendo informou que irá partilhar esses detalhes no site oficial em breve.
A Nintendo não confirmou a data de lançamento exata da consola, apenas salientou que será algures este ano. Para referência, a Nintendo Switch original foi lançada a 3 de março.