NOS realiza primeira chamada VoNR em 5G+ em Portugal

Por Wagner Pedro 1 min de leitura
NOS realiza primeira chamada VoNR em 5G+ em Portugal

A NOS realizou a primeira chamada em 5G Stand Alone (5G+) em Portugal, utilizando a tecnologia Voice Over New Radio (VoNR). Esta tecnologia representa um avanço tecnológico significativo, pois consegue tirar partido de todo o potencial da rede 5G+ e das suas características diferenciadoras, como velocidade, latência ultrabaixa e grande capacidade de ligação de múltiplos dispositivos.

O VoNR assegura uma qualidade de chamadas superior, graças a uma maior clareza de áudio, impulsionada pelo HD Voice+, e tempos de ligação praticamente instantâneos. Está concebido, desde a base, para a integração de funcionalidades suportadas pelo 5G, como a realidade aumentada, a realidade virtual e aplicações IoT. Permite a utilização simultânea de voz e aplicações de alta velocidade, como streaming ou gaming em tempo real, proporcionando uma experiência superior.

Vantagens das chamadas em VoNR baseadas em 5G+

  • Qualidade de voz: Áudio mais claro e nítido nas chamadas, graças ao HD Voice+;
  • Latência ultrabaixa: Com menos de 10 ms de latência, as ligações são praticamente instantâneas;
  • Simultaneidade de voz e dados: Possibilidade de fazer chamadas enquanto utiliza aplicações de alta velocidade, como jogos online em grupo;
  • Maior capacidade de rede: Mais utilizadores podem estar conectados ao mesmo tempo, sem comprometer a qualidade superior da voz em 5G+;
  • Menor consumo de energia e melhor gestão de bateria: O 5G+ é mais eficiente em termos energéticos, reduzindo o impacto ambiental de cada chamada.

É importante destacar que o 5G+ da NOS utiliza exclusivamente uma infraestrutura 5G, tanto no seu core como na rede de rádio, sendo totalmente independente da rede 4G.

Lançado no final de 2024, marcou um novo capítulo na capacidade de desenvolvimento e implementação de serviços, oferecendo características diferenciadoras como latência ultrabaixa, menor consumo de energia e suporte massivo para dispositivos IoT.