A marca tecnológica Nothing foi apanhada a apresentar fotografias de stock de fotógrafos profissionais como amostras captadas pelo seu novo Nothing Phone 3 . Cinco imagens que a marca apresentou como exemplos captados pelo dispositivo eram, na verdade, fotografias licenciadas, tiradas com câmaras diferentes, da categoria profissional e não de telemóveis.

A fotógrafa por trás de uma destas imagens confirmou à The Verge que a foto não foi tirada com o Phone 3 e que a Nothing comprou apenas a licença através da plataforma Stills. A análise dos dados EXIF da imagem confirma que foi captada em 2023, bem antes do lançamento do Phone 3 este ano.
As cinco imagens estavam a ser mostradas nos telefones em demonstração nas lojas e incluíam fotos de uma escadaria em espiral, um farol de carro, um copo, uma janela e uma mulher a olhar para a câmara, todas disponíveis para licenciar através da Stills.
A Nothing já se "desculpou" pela situação
A Nothing admitiu que estas imagens de stock utilizadas nos dispositivos de demonstração foram um “infeliz descuido” que não teve qualquer intenção enganosa. O cofundador da empresa explicou que a primeira versão do dispositivo de demonstração é preparada cerca de quatro meses antes do lançamento e usa imagens de substituição para testes.
Quando se atinge a fase de produção em série, essas imagens deviam ser substituídas pelos exemplos reais captados com o telefone. Mas neste caso, as imagens de stock permaneceram inadvertidamente nas unidades disponibilizadas ao público.
Curiosamente, este procedimento vai contra a abordagem anterior da Nothing, que costumava usar fotografias captadas com os seus modelos mais antigos. Este não é o primeiro caso de uma empresa de telemóveis que recorre a exemplos falsos de fotografia, mas parece que a Nothing ainda não aprendeu com os erros anteriores.