A Meta informou que, em 2025, irão adicionar um ecrã ao óculos da Ray Ban, que neste momento apenas tem funcionalidades smart, como uma câmara, colunas e assistente de voz. Este ecrã irá aumentar a capacidade dos óculos de forma a aproximá-los da Realidade Virtual, adicionando funções como notificações e respostas.
Os novos óculos chegarão supostamente em meados de 2025 e terão suporte para todas as funcionalidades Meta AI. Na verdade, em setembro, a Meta mostrou os óculos Orion, com um ecrã dedicado e funções de Realidade Aumentada. Contudo, a própria Meta admitiu que a tecnologia era demasiado dispendiosa para trazer ao mercado, para já.
O que indica que os futuros óculos de Ray Ban podem trazer um ecrã com funcionalidades mais básicas. O suposto ecrã será provavelmente utilizado para mostrar notificações ou respostas do assistente virtual da Meta. Assim sendo, a parceria entre a Meta e a Ray Ban irá continuar numa fusão de estética e tecnologia.
Óculos podem ser resposta a apostas da Google, Samsung e Apple
A Meta não é a única empresa a apostar em equipamentos de Realidade Virtual/Aumentada. Empresas como a Google, Samsung e Apple também anseiam por uma fatia desse mercado. O Apple Vision Pro, embora não tenha tido o sucesso esperado, já está presente no mercado como a aposta da empresa da maçã.
O sistema operativo da Google para equipamentos de Realidade Virtual/Aumentada chama-se Android XR e tem vindo a receber bastante atenção e atualizações por parte da gigante tecnológica. Este sistema irá estar presente no vindouro Project Moohan.
Este é um headset de Realidade Aumentada, fruto de uma parceria entre a Google, Samsung e Qualcomm, a fabricante dos processadores Snapdragon. Essa parceria foi anunciada há um ano, mas o seu desenvolvimento foi atrasado, devido a supostas disputas entre a Google a Samsung.