É no Palácio dos Anjos em Algés, que desde o dia 25 de janeiro podemos ver a Exposição Picasso – Mestre Universal.
Nesta exposição é possível ver obras de Picasso que conjugam vários meios expressivos do pintor, desde a sua primeira série gráfica, Suite dos Saltimbancos, que teve o seu início em 1904 e sendo mais tarde (1913) reunida como conjunto pelo negociante de arte francês Vollard.
Mas é também uma oportunidade para apreciar a última obra de cerâmica criada por Picasso dois anos antes da sua morte, a sua assinatura é de 1971.
A exposição exibe vários desenhos a preto e branco que servem para criação de gravuras, e nas quais Picasso se baseia para a sua produção de cerâmica. São criações simples, mas não deixando de ter a sua complexidade em cada objecto, tanto pelo paralelismo existente entre a utilização de cores e o preto e branco, surgindo desta forma uma panóplia de obras com várias expressões artísticas.
Como sempre, Picasso consegue colocar na sua obra e neste caso, como destaque nesta exposição, nas obras de cerâmica, uma inspiração trazida da literatura (principalmente da poesia) e não só mas também, pelas suas vivências.
Vale a pena visitarem esta exposição e verem de perto algumas obras de destaque de Picasso.
Esta exibição está patente até dia 30 de abril de 2020 e a entrada é gratuita.