Pretende experimentar o iOS 26? Eis o que saber antes de instalar

Pretende experimentar o iOS 26? Eis o que saber antes de instalar

2 min de leitura

A Apple irá começar a lançar a nova atualização final do seu sistema operativo para iPhones, iOS 26, durante o dia de hoje. Contudo, antes de instalar, existem algumas medidas aconselhadas para evitar dores de cabeça.

Atualizar-se das novidades do iOS 26

O iOS 26 traz várias novidades ao sistema operativo, principalmente a nível visual com o novo design Liquid Glass. Assim sendo, convém saber de antemão o que vai ter no seu iPhone.

Verificar compatibilidade

O iOS 26 está disponível para todos os iPhones a partir do iPhone 11. Caso o seu iPhone seja anterior, não será possível instalar a nova versão do sistema operativo.

Adicionalmente, o conjunto de ferramentas de IA Apple Intelligence só está disponível no iPhone 15 Pro e toda a família de equipamentos iPhone 16 e 17.

Faça cópia de segurança dos dados

Como qualquer atualização, convém fazer uma cópia de segurança caso algo corra mal. Nos iPhones, existem duas formas de o fazer: pelo iCloud ou pelo computador.

iCloud: aceda a Definições > Nome de Utilizador > iCloud > Cópia em iCloud.

Mac/PC: Ligue o iPhone ao computador. No caso de utilizar um Mac, abra a aplicação Finder. Se for PC, utilize a app Apple Devices. No caso de utilizar um PC incompatível ou Mac mais antigo, utilize o iTunes e siga as instruções.

Libertar espaço de armazenamento

O iOS 26 ocupa cerca de 20 GB no iPhone. Assim sendo, caso tenha pouco espaço, é recomendado que:

  • Apagar apps não utilizadas: aceda a Definições > Geral > Armazenamento do iPhone e verifique que aplicações ocupam a maior quantidade de espaço.
  • Limpar media inutilizada: vídeos antigos, fotos em duplicado ou ficheiros não utilizados podem ser limpos para libertar espaço.
  • Limpar a memória das apps: Spotify e YouTube são algumas aplicações que armazenam imensos dados em cache, que também podem ser limpos.

Carregar o iPhone e garantir conexão estável

Como se trata de uma grande atualização, o processo pode demorar algum tempo. Assim sendo é recomendado pelo menos 50-70% de bateria no iPhone, dependendo do estado da mesma. Além disso, garanta uma ligação Wi-Fi estável para evitar problemas durante a instalação.