Recurso de deteção de roubo está a chegar aos smartphones Android

Em maio, a Google anunciou uma ferramenta anti-roubo para dispositivos Android. O recurso utiliza inteligência artificial para detetar um movimento inesperado, como alguém a roubar um telefone e, de seguida, fugir a correr, pedalar ou conduzir para longe, bloqueando imediatamente o ecrã.

A função estava disponível no Brasil, mas agora começou a ser implementada de forma mais abrangente. Numa publicação no Reddit, o jornalista Mishaal Rahman disse que a novidade já está disponível no seu telemóvel. "Acabei de verificar o meu Xiaomi 14T Pro e percebi que tenho o Theft Detection Lock e o Offline Device Lock, mas não o Remote Lock", escreveu.

Como funciona o recurso de deteção de roubo do Android?

De acordo com a Google, a ferramenta utiliza inteligência artificial, juntamente com o giroscópio e o acelerómetro do telemóvel, para identificar "movimentos comuns associados a roubo".

Esta ferramenta oferece aos utilizadores três funcionalidades:

  • Bloqueio de Deteção de Roubo: utilizando IA, o dispositivo deteta movimentos suspeitos, como alguém a "tirar" o telemóvel da mão e a correr, bloqueando automaticamente o ecrã para evitar o acesso aos dados.
  • Bloqueio Remoto: permite bloquear o ecrã do telemóvel apenas com o número de telefone, sem a necessidade de introduzir a palavra-passe da conta Google, através do site android.com/lock;
  • Bloqueio de Dispositivo Off-line: o ecrã do dispositivo é bloqueado automaticamente assim que o telemóvel ficar off-line.

A Google está a disponibilizar a função anti-roubo através de uma atualização do Google Play Services. Isso significa que não é necessário atualizar o software do dispositivo para receber a novidade.

Para verificar se o recurso já chegou ao seu smartphone Android, basta aceder a "Definições > Google > Todos os serviços > Proteção contra roubo".