É um hábito generalizado muitos utilizadores reiniciarem o router Wi-Fi apenas quando a ligação à internet está má ou é inexistente. Mas sabia que devia reiniciar o seu router Wi-Fi com frequência?
Se eventualmente já precisou de assistência técnica das operadoras de telecomunicações por má ligação à internet, de certeza absoluta que o primeiro passo que os técnicos do call center lhe pedem, é justamente para desligar, aguardar cerca de 10 segundos e voltar a ligar o router.
Mas porque é que os técnicos lhe pedem isso? Será que faz sentido reiniciar o router Wi-Fi mesmo que não tenha nenhum problema com a sua conexão à internet? Na verdade, reiniciar o router resolve problemas impercetíveis aos quais nem estará ciente. Segundo os especialistas em redes, o ideal seria fazer isso uma vez por mês. Saiba quais as razões para começar a ter esse hábito todos os meses.
O router é como um computador
Talvez não saiba, mas um router tem exatamente o mesmo funcionamento que um computador convencional, ou seja, tem um processador, uma placa mãe, memória e armazenamento interno. Nesse sentido, acaba por necessitar de atualizações assim como outro computador qualquer. Aliás, uma das primeiras coisas que fazemos quando o nosso computador tem problemas é reiniciá-lo, o que muitas vezes é o suficiente para resolver algum bug ou erro.
O funcionamento do router Wi-Fi segue precisamente a mesma lógica. À semelhança dos computadores, reiniciar o router periodicamente traz algumas vantagens. Pode existir um bug que cause sobreaquecimento no processador, ou o sistema esteja com dificuldades na gestão da memória. Independentemente dos problemas, desligar e voltar a ligar o router poderá resolver os problemas. Os routers Wi-Fi oferecem cada vez mais funcionalidades, e quantas mais disponíveis, maior é a probabilidade de alguma falha ou erro surgir. Por isso reiniciar o router pode ser de grande ajuda nisso.
Reiniciar o router pode livrá-lo de malware
Embora a maior parte dos problemas relacionados com os routers sejam pequenas falhas que são facilmente resolvidas com um simples reiniciar dos dispositivos, a realidade é que existem outros problemas que podem acontecer em segundo plano sem que se aperceba de alguma coisa. Um exemplo disso foi o que aconteceu em 2018, quando descobriram que um malware chamado VPNFilter tinha infetado cerca de 500.000 routers Wi-Fi.
Todavia, os atuais routers estão cada vez mais inteligentes e a probabilidade de isso acontecer é mais reduzida. Até porque já têm mecanismos de segurança que se atualizam automaticamente. Além disso os smart routers tornam o processo de desligar e voltar a ligar muito mais fácil, sem a necessidade de estar perto do router. Muitos modelos têm uma app que permite reiniciar as configurações de rede. Se porventura não possuir um router inteligente, o melhor é mesmo reiniciar o router Wi-Fi com frequência.
Costuma reiniciar o seu router com alguma regularidade? Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram.
Via: Android Central