As TVs transparentes são presença assídua na CES de há uns anos a esta parte, e a cada ano que passa chegamos mesmo a ver modelos um tanto ou quanto ridículos. Exemplos disso são os de marcas como a Xiaomi que tem apresentado os seu protótipos nos últimos anos, mas surge sempre a questão de qual o verdadeiro uso prático a dar a uma TV transparente? Contudo, 2024 pode ser o ano de mudança nesse aspecto.
Uma vez mais, ecrãs transparentes marcaram presença na CES, mas desta vez estamos a ver propostas de gigantes como a Samsung e a LG. Pela primeira vez, surge a dúvida se os ecrãs de vidro transparente estão prestes a tornar-se algo comum e de uso diário.
A LG apresentou a sua nova Signature que reivindica ser a primeira TV OLED transparente do mundo, com um ecrã de 77 polegadas e resolução 4K, possuindo também transmissão sem fios quer para vídeo quer para áudio. Durante a demonstração deste modelo podemos ver objetos que mais parecem hologramas e um dos exemplos chega mesmo a transformar o ecrã num “aquário transparente”. Quanto à funcionalidade da LG Signature como TV, o “modo ecrã negro” este escurece o display, eliminando o problema que já existia nas anteriores TVs transparentes, em que as cores mais escuras simplesmente desapareciam.
Já a Samsung apresentou o seu próprio display micro LED transparente, que alega oferecer “uma imagem clara e desobstruída para diversos tipos de utilização quem em ambientes domésticos ou até mesmo empresariais”. No entanto, a oferta da Samsung não parece para já estar pronta a entrar nas casas dos consumidores tão cedo.
Mas uma coisa é certa, a tecnologia de ecrãs transparentes está a tornar-se cada vez mais impressionante. Quem teve a oportunidade de ver ao vivo estes modelos na CES ficou impressionado com o brilho e a nitidez dos modelos apresentados tanto da LG como da Samsung.
Por enquanto, só o tempo dirá se as TVs transparentes estarão prestes a tornar-se uma presença comum nas salas de estar por esse mundo fora.