Spotify em baixo: empresa promete que não é um ataque cibernético
Vários utilizadores pelo mundo inteiro estão a relatar problemas no Spotify, onde a app de transmissão musical não funciona de todo. Testámos na versão web e mobile e, de facto, parece que não é possível reproduzir música de momento. As falhas parecem ter começado por volta das 13:00, segundo o site DownDetector.
Entretanto, o Spotify já se pronunciou no X, onde afirma que estão cientes dos problemas na plataforma e que estão a ser verificados. A plataforma também negou quaisquer suspeitas de um ataque cibernético, devido a vários comentários de utilizadores a sugerir isso.
We’re aware of some issues right now and are checking them out!
— Spotify Status (@SpotifyStatus) April 16, 2025
Spotify esclarece no X
Caso fosse um ataque cibernético, não seria novidade, pois no passado, o Spotify já sofreu com falhas de segurança. Em 2020, a plataforma sofreu uma fuga de dados, onde hackers tiveram acesso a detalhes de mais de 100 mil contas de utilizadores. Esta fuga foi possível através da exploração de uma vulnerabilidade na plataforma, presente durante meses.
Spotify está em baixo e agora?
Enquanto a plataforma não volta, não existem muitas opções que não envolvam pagar uma subscrição. Plataformas como YouTube Music, Apple Music e Tidal são alternativas ao Spotify, mas todas elas são pagas mensalmente, não disponibilizando versões gratuitas.
O Spotify continua a ser a plataforma de reprodução musical mais utilizada globalmente, com cerca de 30% de fatia de mercado e 675 milhões de utilizadores mensais. A seguir temos a Tencent Music, uma plataforma exclusiva da China com 14%, Apple Music com 12%, Amazon com 11% e o YouTube Music com 9%.
O Spotify continua a arrecadar má fama como a plataforma que paga menos aos artistas, rondando os 0.003 dólares por reprodução. Há quem já compare o Spotify ao YouTube, com os seus parcos pagamentos, exigindo milhares e milhares de visualizações para que o criador de conteúdo receba alguma valor considerável.