Tesla apresenta versões mais acessíveis do Model 3 e Model Y

Tesla apresenta versões mais acessíveis do Model 3 e Model Y

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A Tesla anunciou novas versões mais baratas dos seus dois modelos mais vendidos: o sedan Model 3 e o SUV Model Y. Batizadas de Standard, estas variantes chegam ao mercado norte-americano com preços a partir de 37 mil dólares e 40 mil dólares, respetivamente — cerca de 5 mil dólares abaixo das versões de entrada anteriores.

Com uma autonomia superior a 500 quilómetros por carga, os novos modelos perdem algumas funcionalidades para justificar a redução de preço. A estratégia visa reforçar a competitividade da marca, embora ainda fique longe da promessa de Elon Musk de lançar um automóvel elétrico de 25 mil dólares.

Menos funcionalidades para reduzir custos

As versões Standard do Model 3 e do Model Y seguem uma filosofia de simplificação. Para diminuir custos de produção, a Tesla retirou diversas funções que faziam parte do pacote básico.

A diferença mais notória está nos sistemas de assistência à condução. Os novos modelos não incluem o Autopilot completo, oferecendo apenas o piloto automático adaptativo, que ajusta a velocidade e a distância em relação ao tráfego.

No interior, as mudanças continuam. O volante e os espelhos passaram a ter regulação manual, a tela traseira foi removida e o sistema de som foi reduzido de 15 altifalantes com subwoofer para sete. Apenas os bancos dianteiros têm aquecimento, e o rádio FM/AM foi completamente eliminado.

Alterações no design do Model Y

No caso do Model Y, os cortes também se refletem no exterior. A barra de luz frontal deu lugar a dois faróis simples, enquanto o teto panorâmico de vidro foi substituído por uma cobertura interna em tecido.

Apesar dessas mudanças, os novos modelos mantêm a mesma carroçaria e continuam a oferecer cerca de 515 quilómetros de autonomia por carga — ligeiramente abaixo das versões mais caras.

Tesla ajusta preços após fim de subsídios

O lançamento surge após o fim do crédito federal de 7.500 dólares para veículos elétricos nos Estados Unidos, medida implementada pelo governo de Donald Trump. Sem o subsídio, os consumidores perderam um importante incentivo que ajudava a reduzir o custo final dos automóveis.

Para compensar essa diferença, a Tesla optou por reduzir o preço base dos seus modelos mais populares. Ainda assim, os novos valores continuam longe da meta de um elétrico de 25 mil dólares — um projeto que acabou por ser abandonado.

Mesmo assim, a descida nos preços aproxima os veículos da faixa de entrada de modelos a combustão de marcas como BMW e Mercedes-Benz, podendo atrair consumidores que antes viam os carros da Tesla como opções fora de alcance.