Tesla emite recall de milhares de Cybertrucks defeituosas

Por António Guimarães 1 min de leitura
Tesla emite recall de milhares de Cybertrucks defeituosas

A Tesla emitiu hoje um pedido de recolha de cerca de 46 mil unidades da Tesla Cybertruck. Este pedido abrange todos os veículos Cybertruck vendidos nos Estados Unidos da América antes do dia 27 de fevereiro ou no próprio dia.

A razão da recolha é devido a painéis externos defeituosos, que se estão a descolar e a destacar do veículo. Desde o início do ano que vários proprietários de Cybertrucks tem relatado como os painéis laterais se descolam facilmente. O defeito dos painéis é ainda mais caricato: tratam-se de painéis puramente estéticos, que a Tesla cola no veículo com um adesivo com tendência a despedaçar-se quando seca.

Esta falha foi exposta pela administração de segurança rodoviária dos EUA. A própria Tesla admitiu que o adesivo é pouco eficaz. Neste momento, existem cerca de 151 garantias ativas por causa deste problema. Contudo, até ao momento, não foram reportados acidentes ou colisões.

A Tesla afirma que está a tentar resolver o problema, utilizando um adesivo mais eficaz, que não seja tão propício a secar e quebrar. Adicionalmente, a fabricante afirma que está a reforçar os painéis com a aplicação de solda no painel de aço inoxidável por baixo dos painéis estéticos.

Tesla Cybertrucks após Fevereiro já tem novo adesivo

A Tesla afirma que as Cybertrucks construídas a partir de 21 de Março já irão contar com o novo adesivo, não estando sujeitas a que os painéis se voltem a descolar. Entretanto a Tesla está a recolher todos os veículos, notificando os proprietários através de carta. As cartas foram todas enviadas até 19 de Março, supostamente.

Os proprietários das Cybertrucks afectadas terão direito à reparação dos painéis de forma totalmente gratuita. Escusado será dizer que este incidente não ajuda à reputação da Tesla, que neste momento se encontra prejudicada devido à associação de Elon Musk com o presidente Donald Trump.