A plataforma de streaming Twitch anunciou uma medida para reduzir custos, mas que pode prejudicar os criadores de conteúdo. Trata-se de um limite de 100 horas para destaques e carregamentos. Esta medida irá entrar em ação a partir de 19 de abril de 2025 e foi anunciada ontem no X, na página oficial da plataforma.
We’re implementing a 100 hr storage limit for Highlights & Uploads starting 4/19. This won’t apply to Past Broadcasts (VODs) or clips.
— Twitch Support (@TwitchSupport) February 19, 2025
Less than 0.5% of streamers exceed 100hrs & this content accounts for <0.1% of hours watched. Users will be notified.https://t.co/RoDIAEzBV5 pic.twitter.com/zN7iKHpSqm
Assim sendo, a partir de abril, criadores de conteúdo na Twitch terão um limite de 100 horas, no carregamento de vídeos ou na criação de destaques. É importante salientar que esta medida não irá after transmissões passadas ou clips.
No Twitch, é possível selecionar partes de uma transmissão e criar destaques, sendo essa uma das formas mais populares de partilha de conteúdo, indo mesmo parar a outras redes sociais como TikTok e Instagram. Caso os criadores de conteúdo excedam o limite das 100 horas, o conteúdo com menos visualizações será automaticamente removido.
Desta forma, criadores de conteúdo terão de escolher que destaques manter, caso tenham ultrapassado as 100 horas. Para facilitar, a Twitch vai implementar ferramentas para filtrar os conteúdos por destaques, duração, data de criação e visualizações.
Twitch planeia poupar recursos com esta medida
Na sua publicação no X, a Twitch afirma que menos de 0.5% das contas ativas serão afetadas com esta medida. A plataforma de streaming, cuja proprietária é a Amazon, pretende assim poupar recursos, neste caso em armazenamento de dados. Para a Amazon, não compensa armazenar uma quantidade tão grande de dados. A empresa de Jeff Bezos é líder em armazenamento em nuvem.
Comunidades serão afetadas
Alguns utilizadores da Twitch já começaram a manifestar o seu desagrado nos fóruns da plataforma. Nomeadamente, entusiastas de speedruns, onde o jogador tenta completar um jogo do início ao fim no mínimo de tempo possível. Utilizadores afirmam que o conteúdo de speedruns depende muito da capacidade de armazenamento dos destaques, onde capturam momentos importantes dos jogos.