A Uber e a fabricante chinesa de automóveis BYD anunciaram uma parceria plurianual com o objetivo de introduzir, 100.000 novos veículos elétricos na plataforma de transporte da Uber.
Este acordo a nível global, que terá início na Europa e na América Latina, pretende oferecer preços acessíveis e financiamento para veículos elétricos da BYD aos motoristas da Uber, expandindo-se posteriormente nos mercados do Médio Oriente, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Após o anúncio, as ações da Uber subiram cerca de 2,5% nas negociações pré-mercado.
Nos últimos dois anos, os elevados preços dos veículos elétricos e os custos de financiamento têm sido barreiras à adoção deste tipo de veículos. Não obstante, as crescentes preocupações com as alterações climáticas e a necessidade urgente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa têm impulsionado a eletrificação global do setor dos transportes.
Para apoiar a transição para veículos elétricos, Uber e BYD vão proporcionar aos motoristas descontos na manutenção dos veículos, carregamento, financiamento e leasing, consoante o mercado em questão.
Adicionalmente, as duas empresas irão colaborar no sentido de incorporar tecnologias de condução autónoma nos veículos da BYD, na plataforma da Uber.