A Meta anunciou que utilizadores poderão em breve associar o WhatsApp ao Centro de Contas, a plataforma de gestão onde atualmente é possível gerir as contas de Instagram, Facebook e Meta Quest. Esta integração é um passo lógico, considerando que todas estas apps pertencem à mesma empresa.
Na imagem acima, podemos ver um exemplo de como irá funcionar a integração do WhatsApp no Centro de Contas. Será possível, por exemplo, partilhar os Estados do WhatsApp em formato de Stories no Facebook e Instagram. Desta forma, utilizadores podem partilhar uma peça de conteúdo universalmente nas 3 plataformas.
Adicionalmente, utilizadores podem utilizar uma autenticação única para fazer login no WhatsApp, Instagram e Facebook, eliminando passos no processo. A definição virá desligada, por defeito.
A Meta tem vindo a adicionar novas funções às suas plataformas desde o início do ano. Recentemente, no meio do suposto banimento do TikTok, foi adicionada ao Instagram (para já apenas nos EUA), a sugestão de Reels gostados por seguidores, incentivando a interação entre utilizadores que gostaram de Reels em comum.
Meta tenciona adicionar mais funcionalidades ao WhatsApp
Além da integração no Centro de Contas, a Meta informou que pretende adicionar mais funcionalidades ao WhatsApp, com o intuito de integrar ainda mais as 3 plataformas. Essas funcionalidades incluem gerir os avatars, stickers da Meta AI e criações do Imagine Me.
No anúncio, a Meta reforçou que as mensagens e chamadas do WhatsApp irão manter-se encriptadas e não serão partilhadas com as outras plataformas. Considerando os vastos problemas de segurança dos quais a Meta já foi acusada, não é de admirar que tenham reforçado essa informação. Assim sendo, adicionar o WhatsApp ao Centro de Contas não irá afetar a privacidade dos utilizadores.
A Meta não especificou uma data de lançamento, mas informou que irá demorar alguns meses até que todos os utilizadores mundialmente tenham acesso. O Centro de Contas foi lançado originalmente em 2020, que permite utilizadores gerir as contas de Instagram e Facebook, inclusive a partilha de conteúdos automática.