A Google lançou hoje uma série de funcionalidades com Inteligência Artificial na sua plataforma de compras online. Entre as novidades mais apelativas está a ferramenta “try it on”, que permite fazer upload de uma fotografia inteira de si próprio e experimentar virtualmente peças de vestuário antes de as comprar.
Funciona no Google Search, Shopping e até no separador de Imagens: basta tocar no ícone “try it on” num anúncio de roupa, fazer upload da sua foto e a IA trata de lhe mostrar como ficará vestida com essa peça. Contudo, a função ainda só está disponível nos Estados Unidos.
Google continua a apostar na IA
Este lançamento faz parte do progresso contínuo do modo IA que foi anunciado na conferência Google I/O 2025 e pretende tornar as compras online mais fáceis. Outro grande destaque é o sistema de alertas, que permite definir preferências exatas como tamanho, cor e preço-alvo. O utilizador é depois notificado com artigos de acordo com os critérios.
Estas novidades estão disponíveis nos EUA desde hoje. Contudo, há ainda mais por vir: ainda este outono, o AI Mode passará a gerar imagens estilizadas de roupas ou decorações, de acordo com o pedido do utilizador. Por exemplo, ao procurar “vestido verde a esvoaçar no jardim”, surgirão imagens geradas pela IA seguidas de sugestões reais de produtos semelhantes.
Estas ferramentas — “try it on”, alertas de preço e geração de imagens, fazem parte da aposta da Google num modelo de compras mais visual, personalizado e orientado por inteligência artificial.
Funcionalidades esperam ser populares com utilizadores
Menos devoluções, compras mais inteligentes e inspiração visual são alguns dos benefícios que se esperam com estas mudanças. Ao ver como a roupa fica em si, o utilizador decide com mais confiança e desperdiça menos em devoluções. Os alertas permitem captar promoções exatas que correspondem aos seus gostos. Resta esperar que a Google expanda estes serviços globalmente nos próximos meses.