Utilizadores do iPhone na União Europeia terão maior controlo sobre quais as aplicações que abrem por padrão no sistema, em vez de serem forçados a usar as opções integradas da Apple.
Ainda este ano, os utilizadores poderão selecionar aplicações padrão para chamadas telefônicas, mensagens, gestores de passwords, teclados e filtros de spam. Em 2025, eles também serão capazes de escolher as aplicações padrão de navegação e tradução.
Para facilitar toda esta gestão, a Apple adicionará uma seção chamada de "Aplicações Padrão" no menu de configurações do iOS 18 e iPadOS 18, onde será possível escolher a opção desejada.
Até o final deste ano, a empresa também aumentará a quantidade de aplicações integradas que podem ser apagadas, incluindo a "App Store", "Mensagens", "Fotos", "Câmera" e "Safari". As únicas aplicações que não serão possiveis de apagar é a aplicação de "Definições" e "Telefone".
A mudança é parte do esforço contínuo da Apple para cumprir com o "Digital Markets Act" (DMA) da União Europeia, que também forçou a empresa a permitir que utilizadores do iPhone pudessem intalar lojas de aplicações de terceiros, como a Aptoide, que estreou no iOS em junho.