YouTube começa luta contra o clickbait

A Google anunciou recentemente que vai começar a reforçar medidas contra o clickbait - títulos ou thumbnails enganadoras no YouTube. Pelos vistos, a gigante tecnológica vai começar na Índia e o intuito é eliminar ou reduzir conteúdo enganador, principalmente no que toca a notícias ou eventos da atualidade.

A verdade é que todos nós, de uma forma de outra, já fomos "enganados" por títulos enganadores, sejam em vídeos ou notícias de várias categorias. A Google pretende com esta iniciativa minimizar a frustração dos seus utilizadores.

Contudo, a Google foi bastante vaga em como vai exatamente combater o clickbait na sua plataforma. A verdade é que isto é um campo bastante ambíguo. Afinal, como é que a Google vai conseguir identificar clickbait e comparar milhões de títulos e thumbnails.

O que provavelmente vai acontecer é que alguns vídeos serão selecionados como clickbait de forma incorrecta. Isso já acontece com os sistemas de reconhecimento de conteúdo com direitos autoriais. Obviamente que a Google não vai utilizar apenas olhos humanos para esta tarefa, portanto, não será um filtro perfeito.

O que é clickbait para a Google?

Contudo, o que define clickbait, de acordo com os termos do YouTube? Neste caso, qualquer vídeo que não aborde o assunto mencionado no título, ou uma thumbnail cuja imagem não corresponda ao assunto do vídeo. Por exemplo, um vídeo com uma thumbnail relacionada com assuntos políticos onde o conteúdo do vídeo difere por completo, seria considerado clickbait.

A Google espera os utilizadores tenham mais "confiança" na plataforma com estas medidas. Confiança essa que tem vindo a descer, principalmente com as políticas de remoção de conteúdo não apropriado, ou a remoção da contagem de dislikes. Não poder ver a quantidade de dislikes prejudica o utilizador na medida em que não consegue perceber quais vídeos merecem a sua atenção ou não.