A Maior Exposição Imersiva do mundo sobre Salvador Dalí, permanecerá em Lisboa até Setembro

Por Wagner Pedro 3 min de leitura
A Maior Exposição Imersiva do mundo sobre Salvador Dalí,  permanecerá em Lisboa até Setembro

Aprecia a vida e obra do consagrado artista espanhol Salvador Dalí? Então vale a pena conhecer a “Dalí Cybernetics”, a maior Exposição Imersiva do mundo dedicada ao pintor, que apresenta uma surpreendente viagem digital pelas criações do artista, sendo a única desenvolvida com o apoio da Fundação Gala.

A “Dalí Cybernetics”, cuidadosamente desenvolvida ao longo de dois anos e meio por uma equipa internacional liderada pelo estúdio catalão Layers of Reality, e em estreita colaboração com o Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Dalí, proporciona uma experiência imersiva e interativa, que convida os visitantes a terem um novo olhar sobre a obra e a mente visionária de Salvador Dalí. Num percurso que atravessa a arte, ciência e tecnologia para exibir não só elementos centrais da iconografia Daliniana, mas também, perspectivas até então desconhecidas sobre o seu pensamento e o seu legado artístico.

A exposição apresenta projecções de grande formato, instalações interativas e colaborativas, hologramas e até mesmo realidade virtual, permitindo que os visitantes de todas as idades possam conhecer, num passeio de 30 minutos, aquele que foi considerado o “primeiro artista digital da história”. Para além de vivenciar, por exemplo, uma incrível experiência num espaço que permite explorar a relação de Dalí com a ciência e a tecnologia. Desde a sua estreia, em novembro de 2023, a exposição já recebeu mais de 40 mil pessoas.

A “Dalí Cybernetics” estará disponível até ao dia 1 de setembro na Immersivus Gallery Lisboa, situada no Museu da Água – Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras. A exposição está aberta aos visitantes de terça a sexta-feira entre as 15h30 e as 19h, e aos sábados e domingos entre as 15h30 e as 19h30, com bilhetes a partir de 8,5€.

Exposição sobre Van Gogh aborda uma viagem multi-sensorial pela mente do artista.

Além da exposição sobre Salvador Dalí, pode também visitar a “Living van Gogh”, que apresenta uma tocante experiência imersiva e interativa ao mergulhar no coração das mais célebres obras do artista, permitindo aos visitantes "vestir"a pele de Vincent — indo muito além de Van Gogh — para conhecer o mundo pelos seus olhos.

A exposição inicia-se com “Immersive Van Gogh”, o maior espetáculo multimédia do mundo dedicado ao pintor holandês. Com assinatura do artista visual italiano Massimiliano Siccard, a “Immersive Van Gogh” estreou-se em 2023 na cidade do Porto, em exclusivo na Immersivus Gallery, depois de receber mais de 5 milhões de visitantes na América do Norte, tendo esgotado em cidades como Los Angeles, Chicago e Nova Iorque.

Através do espetáculo, o público pode entender profundamente o “universo interior” de Van Gogh. A exposição utiliza um conjunto de instalações interativas e imersivas desenvolvidas pelo ateliê OCUBO, como a Sinfonia dos Girassóis ou até mesmo uma experiência de deep fake, entre muitas outras. 

Segundo Edoardo Canessa, Produtor Executivo da Immersivus Gallery, “ambas as exposições têm permitido divulgar, de uma forma inovadora e muito próxima, o universo artístico de dois grandes mestres da Arte a um amplo e vasto público, através de uma cuidadosa combinação do seu legado artístico com as novas tecnologias, em dois locais emblemáticos das cidades do Porto e Lisboa. Ao colocar o público em contacto tanto com a genialidade da sua obra, como com o seu percurso e universo pessoal desta forma tão envolvente, acreditamos que não só os fans de Van Gogh e Dalí sairão destas experiências fortemente impressionados, como ainda mais pessoas serão profundamente tocadas pela sua sensibilidade e genialidade”.

A “Living van Gogh” está em exibição na ImmersivusGallery Porto, de terça-feira a domingo, com sessões das 14h às 16h30, e bilhetes a partir de 10€. As entradas para ambas as exposições podem ser adquiridas através do site www.portugalagenda.com ou nas bilheteiras locais.